quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

"Conhecer o que é nosso - Património construído " Caramulo


Hoje, no âmbito do tema "Conhecer o que é nosso - Património construído", tivemos o prazer da visita da Srª Bárbara Marques, que veio partilhar connosco um pouco da sua experiência, como enfermeira de alguns dos sanatórios que existiram na nossa terra.
O silêncio que hoje se sente, não apaga a vida dos antigos sanatórios do Caramulo, que, nos tempos críticos da tuberculose, tornaram a nossa vila na mais afamada estância sanatorial da Península Ibérica.

A nossa vila chegou a ter em funcionamento perto de 20 sanatórios, que se traduziam numa população flutuante superior a mil pessoas.


O mais antigo - o Grande Sanatório - abriu as portas em 1922, após a criação de uma sociedade impulsionada pelo médico Jerónimo de Lacerda, que integrava personalidades da época. Seguiram-se-lhe muitos outros, mas o controle clínico de todos competia ao corpo clínico do Grande Sanatório.


"Era uma animação, havia muito movimento. Vinha gente de todo o lado, até do estrangeiro. Havia vida social, quer por causa dos doentes, quer dos médicos e de outras pessoas que cá trabalhavam", conta a enfermeira Bárbara Marques, que trabalhou durante 12 anos nos sanatórios.

Um cenário bem diferente do actual. Caminhando pela vila, poucos são aqueles que se vêem nas ruas e destes a maioria são idosos, utentes de lares instalados em alguns dos sanatórios.

1 comentários:

Unknown disse...

Boa-noite, através do vosso blog, descobri a noticia da visita da enf. Bárbara que trabalhou no Pavilhão de Cirurgia e que foi minha enfermeira em 1974 (há 40 anos). Confirmo a dedicação e a eficiência que ela sempre deu ao seu trabalho. Gostaria de estabelecer um contacto com a enf. Bárbara e para o qual peço a vossa ajuda. Deixo o meu email, (carlos.ribeiro.61@gmail.com). Obrigado. Cumprimentos. Carlos Ribeiro

Enviar um comentário