E todas as pessoas
E todas ficam com o nariz farrusco
.
Na escola do Guardão
Festejamos o São Martinho
Assamos castanhas
E bebemos o suminho.
No dia de São Martinho
Faz-se o magusto
Acende-se a fogueira
E brincamos com o Augusto.
Rodrigo Carpinteiro - 4º ano.
No São Martinho
Vai-se a adega
Mata-se o porquinho
No lume a estalar
Castanhas quentinhas
Vão ficar as nossas carinhas.
Castanhas quentinhas
No lume pretinhas
Elas vão estalar
Até aleijar.
No dia de São Martinho
Diz-se santinho
Tira-se uma castanha
Do meio do pratinho
Leonardo Ferreira-4º ano
Castanhas assadas
E enfarruscadas
Vamos ficar cansados
E muitos enfarruscados
Aí vem o São Martinho
Acompanhado com o vinho
Vamos comer e beber
Até amanhecer
Vamos comer e saltar
Cantar e dançar
Vamos festejar
Até a festa acabar
Diana 4ºano
Castanhas quentinhas
Ao lume a estalar,
Vou come-las quentinhas
Até as acabar.
No São Martinho
Vai-se à adega,
Prova-se o vinho
E mata-se o porquinho.
No São Martinho
Faz-se o magusto,
Comem-se castanhas
E prova-se o vinho.
No São Martinho
Bebemos o suminho,
Há muito divertimento
E grande contentamento.
Francisco 4º ano
É dia de São Martinho,
Dia de grande reinação
Há vinho fresquinho,
Castanhas assadas e muito pão. Haja alegria para festejar.
Eu faço um magustinho
Brinco com o meu pai
Na minha lareira.
Palavra puxa palavra -Magusto
No dia 11 de Novembro festeja-se o magusto, Magusto é divertido,
Divertido são as crianças
Crianças gostam de castanhas
Castanhas nascem do castanheiro
Castanheiro tem ouriços
Ouriços picam
Mãos com que apanhamos as castanhas
Saltamos e enfarruscamos as carinhas